A saúde reprodutiva e a sexual masculina precisam de atenção específica. A boa notícia é que existe um médico responsável pelos cuidados nessas áreas: o andrologista. Você já ouviu falar sobre essa especialidade?
O profissional deve ser consultado quando surgem sintomas específicos, mas também de forma rotineira. Quer saber o porquê? Iremos explicar neste texto. Continue lendo e descubra!
Andrologista ou urologista?
A andrologia é uma vertente da urologia. Portanto, o andrologista passou pela formação em medicina e residência médica em cirurgia geral e urologia. Depois de tudo isso, estudou ainda mais para os conhecimentos específicos da área.
O urologista cuida da saúde do trato urinário de homens e mulheres, além de alguns aspectos reprodutivos masculinos. Por exemplo: cálculos renais, infecções urinárias e câncer de próstata.
Já o andrologista foca nas questões de fertilidade e saúde sexual dos homens, como nos casos de disfunção erétil e ejaculação precoce, entre diversos outros contratempos que podem ocorrer nesses âmbitos.
4 situações em que é preciso procurar um andrologista
Depois de conhecer quais são as funções do médico andrologista, é hora de entender a fundo as condições mais comuns que indicam a necessidade de procurar esse especialista. Listamos as 4 principais:
1. Disfunção erétil
A disfunção erétil é a dificuldade de ter e manter uma ereção, de forma que a relação sexual pode ser realizada com satisfação. Esse problema, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, costuma afetar um em cada dois homens acima dos 50 anos.
As causas são várias, como:
- restrição do fluxo de sangue ao pênis, gerada por outras condições de saúde, como diabetes e hipertensão;
- distúrbios do sistema nervoso;
- uso de determinados medicamentos;
- e questões emocionais, como estresse.
Por isso, o médico andrologista precisa verificar de maneira cuidadosa a causa da disfunção erétil para prescrever o tratamento adequado, que pode variar desde medicamentos até implantes penianos.
2. Ejaculação precoce
Outro problema tratado no consultório do andrologista é a ejaculação precoce, ou seja, a situação em que o orgasmo ocorre rapidamente. Uma das principais causas é a ansiedade, que piora quanto mais o distúrbio se faz presente, gerando um ciclo de nervosismo.
Porém, também é preciso investigar possíveis alterações neurológicas e maior sensibilidade da pele do pênis, apesar de serem menos comuns. Assim, os cuidados assertivos podem ser iniciados.
3. Distúrbios hormonais
O principal distúrbio hormonal masculino é a diminuição da testosterona, que ocorre usualmente na faixa etária entre 40 e 55 anos. É popularmente conhecida como andropausa. Contudo, nem todos os homens irão enfrentar essa condição e, normalmente, é mais branda do que nas mulheres.
Já os que precisam lidar com ela apresentam sintomas como:
- baixa libido,
- fadiga,
- perda de massa muscular,
- ganho de peso,
- alterações de humor e
- dificuldade de ter uma ereção,
- entre outros incômodos.
O médico andrologista é o aliado no apoio que os pacientes precisam para driblar a andropausa, seja apenas com indicações de mudanças nos hábitos de vida ou prescrição de reposição hormonal.
4. Infertilidade
Quando um casal não consegue ter filhos, não é apenas a mulher que precisa verificar o que pode estar errado em seu sistema reprodutor. Os homens também precisam procurar o andrologista para uma investigação.
De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, cerca de 30% dos casos de infertilidade estão relacionados a fatores masculinos. Os motivos que podem estar por trás da dificuldade em conceber uma gravidez são vários, como:
- disfunções hormonais,
- infecções,
- obstrução no canal por onde passam os espermatozoides,
- criptorquidia (malformação nos testículos),
- varicocele (dilatação anormal dos vasos sanguíneos testiculares)
- e aspectos genéticos.
Em meio a todas essas possibilidades, o especialista irá analisar profundamente o que pode ser a causa da infertilidade no paciente e, a partir disso, indicar algum tratamento.
As consultas com o andrologista também precisam estar na rotina!
Não espere algum sintoma surgir para procurar o andrologista, uma vez que a prevenção é sempre a melhor escolha quando o assunto é saúde. Portanto, agende consultas de rotina, pelo menos, uma vez ao ano.
Dessa forma, você evita problemas ou pode diagnosticar precocemente, o que ajuda na efetividade dos tratamentos. Além disso, também contará com o auxílio para entender as mudanças que o organismo masculino passa em cada fase da vida.
Venha conhecer a equipe médica da Andrologia Moinhos, em Porto Alegre (RS). Caso tenha alguma dúvida, entre em contato para conversarmos mais.
Aproveite ainda para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook!