Imagem: Freepik
Por que começar cedo a reabilitação sexual pós-câncer de próstata? O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas dos tumores de pele do tipo não melanoma. Entre as consequências de tratamentos como cirurgia de retirada da próstata, radioterapia e bloqueio hormonal, estão disfunção erétil, alterações no orgasmo e perda de urina durante a relação. São condições que podem afetar a qualidade da vida sexual de um a cada três homens que passam por essas terapias.
Programas de reabilitação sexual
Programas de reabilitação sexual, quando iniciados precocemente, têm se mostrado uma estratégia eficaz para acelerar o retorno da vida sexual ativa. Eles ajudam a preservar o comprimento peniano e reduzir sintomas associados, como a perda de urina. Com avaliação minuciosa e tratamentos de ponta, cerca de 80% dos homens recuperam atividade sexual em até seis meses.
“Quando se fala em tratar câncer de próstata, a primeira coisa que vem à cabeça do paciente é o medo da impotência, às vezes até mais do que a própria doença. Valorizamos esse receio porque o risco existe, de efeitos que não representam apenas questões físicas, mas também emocionais e relacionais. Muitos homens evitam buscar ajuda por vergonha, quando existem tratamentos seguros e baseados em evidências”, alerta o urologista Daniel Freitas.
A equipe utiliza medicamentos, injeções intracavernosas, fisioterapia pélvica e técnicas de dispositivo a vácuo como terapias para devolver uma vida sexual ativa a homens em tratamento ou em pós-tratamento de câncer de próstata.
Programa de Reabilitação Sexual da Andrologia Moinhos
Baseado em uma abordagem multidisciplinar, personalizada e com tecnologia de última geração, o Programa de Reabilitação Sexual da Andrologia Moinhos se apoia em protocolos internacionais e evidências científicas para entregar os melhores resultados em um período de seis meses para homens em tratamento ou pós-tratamento de câncer de próstata, incluindo prostatectomia (cirurgia de remoção da próstata), radioterapia ou bloqueio hormonal.
Programa em três fases
O programa compreende três fases. No primeiro mês, a equipe realiza a avaliação inicial e define o plano terapêutico.
Neste momento, o paciente consulta com um urologista especializado e passa por exames hormonais, laboratoriais, avaliação corporal, fisioterapia pélvica, avaliação psicológica e psicossexual.
Na segunda etapa, entre o segundo e o quinto mês, a equipe efetua as intervenções enquanto acompanha o paciente constantemente. Os profissionais combinam os tratamentos. Isso inclui psicoterapia individual com foco em autoestima e ansiedade de performance, fisioterapia pélvica com técnicas de reabilitação muscular, terapia medicamentosa individualizada, uso de tecnologias como ondas de choque e vacuoterapia, orientações práticas e materiais educativos.
Por fim, a terceira fase ocorre no sexto mês de tratamento, quando a equipe consolida os resultados, realiza a avaliação final e entrega o plano de manutenção da saúde sexual. Os profissionais preveem reavaliações mensais, ajustam as terapias conforme a evolução da saúde do paciente e oferecem sessões de reforço.
“Estamos propondo algo pioneiro no nosso meio. A função sexual pode ser recuperada naturalmente. Mas o processo de reabilitação acelera isso, dá mais capacidade para o corpo se restabelecer”, ressalta o urologista Gabriel Veber, um dos fundadores da Andrologia Moinhos.
Sobre a Andrologia Moinhos
Clínica inovadora para homens que buscam saúde e bem-estar de forma integrada, a Andrologia Moinhos nasceu da parceria de quatro urologistas, sócios na clínica. O espaço conta com equipe multidisciplinar para atendimento premium de serviços focados em saúde sexual, saúde da próstata, prevenção e tratamento contra câncer, estética e performance.
O espaço, que fica no bairro Moinhos de Vento, oferece ainda uma gama de especialidades, todas buscando trabalhar o bem-estar físico e emocional dos pacientes.
Além disso, a Andrologia Moinhos tem uma parceria pioneira com uma instituição internacionalmente reconhecida. A Perito Urology é liderada por Paul Perito, nome entre as maiores autoridades mundiais em saúde sexual masculina. Ela traz para a clínica uma colaboração que proporciona tratamentos avançados no Brasil e na América do Sul.
Onde: Rua Tobias da Silva, 120 – sala 301, Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS


