Uma pergunta comum entre pacientes diagnosticados com hiperplasia prostática benigna é a seguinte: o que é Holep? Saiba que é uma das maneiras mais modernas de tratar essa condição urológica.
O nome técnico Holmium Laser Enucleation of the Prostate indica o uso de um laser de hólmio (um elemento químico) para retirar o tecido aumentado da próstata, que causa os desconfortos urinários característicos do problema.
É uma cirurgia considerada segura e eficaz, com a redução da necessidade do uso de outros tratamentos. Vamos explicar mais sobre o Holep neste material. Confira.
O que é a hiperplasia prostática benigna?
Antes de entender o que é Holep, vale conhecer melhor a doença que o procedimento trata, a hiperplasia prostática benigna (HPB). Trata-se do aumento do tecido da próstata, que é uma glândula localizada na frente do reto e abaixo na bexiga, no organismo masculino.
É preciso ressaltar, porém, que a HPB não está relacionada à presença de tumores malignos. A parte da glândula aumentada continua com células benignas. No entanto, esse maior volume gera alguns sintomas, especialmente urinários, em razão da próstata comprimir a uretra. São eles:
- jato de urina fraco;
- ter que fazer força para urinar;
- sensação de bexiga sempre cheia;
- maior vontade de urinar à noite.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU),50% dos homens acima de 50 anos são afetados pela HPB. Aos 90 anos, essa taxa é de 80%.
O que é Holep e quais são suas indicações?
Inicialmente, a HPB pode ser tratada com medicamentos, mas quando essas substâncias não conseguem diminuir o tamanho da próstata, outras condutas são necessárias. Entre elas, está a cirurgia Holep, que pode ser realizada em pacientes com glândulas de qualquer tamanho e especialmente nas próstatas volumosas, como nas maiores de 80 cm³..
O procedimento é feito sem cortes, com o laser introduzido pela uretra, por meio de um instrumento chamado “ressectoscópio”. Em seguida, o laser do aparelho emite uma onda de calor que separa e remove o tecido excessivo da próstata, desobstruindo por completo a passagem da urina. O laser faz a eliminação de forma precisa, sem afetar as partes saudáveis e com menores riscos de sangramento. A estrutura retirada é enviada para a análise patológica, a fim de descartar a presença de câncer de próstata.
Os benefícios da cirurgia Holep
A Holep é uma operação minimamente invasiva. Como mencionamos, não há cortes e a precisão dos equipamentos geram menos traumas no organismo. Portanto, a recuperação tende a ser mais tranquila, com os seguintes benefícios:
- maior efetividade, com a retirada de todo o tecido aumentado;
- menores riscos de infecção e sangramento;
- período reduzido de internação;
- resultados por um prazo mais prolongado, sem a necessidade de outros procedimentos.
Porém, como toda cirurgia, é preciso ter alguns cuidados durante a recuperação para evitar danos à saúde. Veja mais abaixo.
Após entender o que é Holep, conheça as precauções pré e pós-operatórias
Antes de se submeter à cirurgia HoLEP, o paciente deve realizar uma avaliação pré-operatória, a fim de verificar as condições de saúde e aumentar a segurança durante o procedimento.
Outro ponto importante é conversar com o urologista (o especialista que irá realizar o procedimento) sobre os medicamentos utilizados rotineiramente, para checar se é necessário interromper o uso de algum deles, como anticoagulantes. Importante salientar que a técnica HoLEP é uma das únicas terapias cirúrgicas para HPB, onde os pacientes, se assim necessário, podem manter o uso de anticoagulantes para o procedimento.
Após conhecer o que é Holep, você notou que o pós-operatório costuma ser mais tranquilo do que a recuperação de outras cirurgias tradicionais. A internação, por exemplo, dura em geral um dia, com o paciente sendo liberado sem o uso de sonda na bexiga.
Nessas primeiras horas, o paciente irá usar um cateter para auxiliar a saída de urina e ajudar a próstata a se recuperar. Em casa, é importante manter o repouso relativo por uma semana e não ter relações sexuais por cerca de um mês e meio, até a liberação médica.
No início, é comum sentir um pouco de ardor e urgência para urinar. O especialista irá prescrever analgésicos para aliviar os desconfortos, mas, em alguns dias, o paciente percebe a melhora gradual dos sintomas da hiperplasia prostática benigna.
A vida sexual após a Holep
Cirurgias na próstata costumam gerar o medo de impactos negativos na vida sexual. No entanto, a Holep não afeta o desempenho masculino durante as relações, pois não interfere nas estruturas responsáveis pela ereção ou nos hormônios. A capacidade de ter orgasmos também é mantida.
Restou alguma dúvida sobre o que é Holep?
Após ler a respeito dessa tecnologia para tratar a hiperplasia prostática benigna, restou alguma dúvida sobre o que é Holep? Os médicos urologistas da Andrologia Moinhos, em Porto Alegre, estão à disposição para explicar os detalhes. Entre em contato e mande sua mensagem.