Quando falamos de doenças da próstata, a que costuma ser lembrada é o câncer. Porém, existem outras duas que também podem afetar a saúde masculina: a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.
Você conhece os sintomas dessas condições? Sabe qual o momento certo de procurar o médico urologista? Criamos este material para mostrar o que essas enfermidades causam, quais seus riscos e o que fazer quando você suspeitar de alguma delas. Continue lendo e confira!
O que é a próstata?
Antes de tudo, vale explicar que a próstata é uma glândula situada na frente do reto e abaixo da bexiga. Em homens jovens, ela tem o tamanho de uma noz, mas pode aumentar com o envelhecimento.
A principal função dessa estrutura é produzir o fluido que compõe o sêmen, ou seja, que “carrega” os espermatozoides durante a ejaculação. Além disso, a glândula contribui com o fluxo urinário normal. É por isso que as doenças da próstata possuem entre seus sintomas a dificuldade de urinar. Iremos esclarecer esses sinais a seguir.
3 doenças da próstata que precisam de atenção
Chegou o momento de desvendar essas condições e entender como cada uma delas afeta a saúde masculina, assim como os tratamentos disponíveis.
Hiperplasia prostática benigna
Essa é a doença que costuma ser confundida com o câncer de próstata, pois também gera uma elevação nos níveis do antígeno prostático específico (PSA),uma enzima produzida na glândula.
No entanto, a hiperplasia prostática benigna não está associada à presença de tumores malignos. Neste caso, os tecidos da glândula aumentam de tamanho em razão de alterações hormonais.
A situação é tão comum que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indica que 50% dos homens acima de 50 anos lidam com a hiperplasia. Na faixa etária dos 70 a 80 anos, o índice chega a 80%.
Como mencionamos anteriormente, problemas para urinar são os sintomas dessa condição. Isso acontece porque a próstata mais volumosa comprime a uretra, que está localizada na mesma região. O paciente pode perceber:
- jato de urina fraco;
- maior vontade de ir ao banheiro durante a noite;
- sensação de que não consegue esvaziar a bexiga;
- ter que fazer força para começar a urinar.
Percebeu esses sinais? Procure o médico urologista para uma avaliação. Os tratamentos envolvem uso de medicamentos e/ou procedimento na região.
Prostatite
Entre as doenças da próstata, você já conhecia a prostatite? Trata-se de inflamações na glândula, de início súbito (prostatite aguda) ou que demoram semanas para apresentar sintomas (crônica).
Geralmente, o que causa a prostatite é uma infecção bacteriana, com microrganismos que se encontram no trato urinário ou no intestino grosso. Também podem estar por trás do problema as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Porém, existem casos em que não é possível determinar o fator gerador.
Nas condições agudas, o paciente tem febre, calafrios e ardor ao urinar. Enquanto isso, no caso crônico da enfermidade, não há febre, mas podem surgir dores nos testículos, pênis e na hora da ejaculação.
O tratamento é feito com medicamentos antibióticos, de acordo com a prescrição médica. Cada paciente precisará de uma substância específica. Portanto, não pratique a automedicação!
O câncer entre as doenças da próstata
Não poderíamos deixar de falar sobre o câncer de próstata, que representa 71 mil novos diagnósticos todos os anos, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Essa doença é caracterizada pela presença de células malignas na glândula.
Os sintomas se assemelham aos das outras enfermidades, como jato fraco de urina, muita vontade de urinar, especialmente à noite, dor ao urinar e incontinência. Porém, os sinais costumam aparecer quando o câncer está em estado avançado.
Então, é fundamental descobrir o tumor quando ainda não existem incômodos, nas fases iniciais, em que as chances de cura são maiores. Para isso, inicie os check-ups da próstata aos 45 anos, ou antes, de acordo com as indicações do seu médico urologista.
Felizmente, existem tratamentos e o principal é a retirada da próstata. Alguns pacientes também podem necessitar de radioterapia, quimioterapia ou terapias hormonais.
Como cuidar bem da próstata?
Com alguns bons hábitos diários, é possível se proteger contra as doenças da próstata e manter a saúde dessa glândula. Portanto, coloque na sua rotina:
- ter uma alimentação equilibrada e evitar o excesso de gorduras;
- praticar exercícios físicos;
- manter o peso corporal adequado;
- não fumar;
- proteger-se contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
- controlar o consumo de bebidas alcoólicas.
Também não deixe de realizar as consultas médicas periódicas, mesmo que você não tenha sintomas. Uma pesquisa da SBU mostrou que 46% dos homens acima dos 40 anos só procuram ajuda quando sentem algum desconforto e, como mostramos anteriormente, os sinais podem surgir apenas quando as doenças, principalmente o câncer, já estão avançadas.
Combata as doenças da próstata e deixe sua saúde em foco!
Na Andrologia Moinhos, em Porto Alegre (RS),a saúde masculina é o foco. Portanto, caso você esteja preocupado com as doenças da próstata, venha conversar com nossos especialistas e também conhecer mais conteúdos que publicamos em nossas redes sociais. Confira no Instagram e Facebook.