Por Dr. Daniel Freitas, urologista.
O que é uma biópsia de próstata?
Uma biópsia de próstata é um procedimento para avaliar a próstata em busca de câncer ou outros problemas. A próstata é uma glândula que circunda a uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para fora pelo pênis). Para uma biópsia, um médico coleta uma pequena amostra de tecido da próstata.
Você pode precisar de uma biópsia de próstata se:
- Um exame de sangue mostrar que seu nível de PSA está alto – PSA significa “antígeno específico da próstata.” É uma proteína produzida pela próstata. Os níveis de PSA geralmente aumentam quando uma pessoa tem câncer de próstata. Mas eles também podem aumentar por razões que não envolvem câncer. Uma biópsia de próstata pode ajudar seu médico a descobrir a causa de um PSA alto.
- Seu médico encontrar um problema durante um “exame de toque” – Para um exame de toque, seu médico coloca um dedo enluvado no seu reto para sentir a próstata. Se ele sentir um nódulo ou uma área espessada durante esse exame, ele pode sugerir uma biópsia de próstata para ajudar a descobrir a causa.
Como me preparo para a biópsia de próstata?
Antes do procedimento, seu médico fará um exame e perguntará sobre seu “histórico de saúde.” Isso envolve perguntas sobre quaisquer problemas de saúde que você tenha ou tenha tido no passado, cirurgias ou biópsias anteriores, e quaisquer medicamentos que você toma. Informe-o sobre:
- Qualquer medicamento que você esteja tomando – Isso inclui qualquer medicamento prescrito ou “sem receita” que você use, além de qualquer suplemento herbal que você tome. Ajuda escrever e trazer uma lista de qualquer medicamento que você tome ou levar uma bolsa com todos os seus medicamentos.
- Qualquer alergia que você tenha
- Qualquer problema de sangramento que você tenha – Certos medicamentos, incluindo algumas ervas e suplementos, podem aumentar o risco de sangramento. Algumas condições de saúde também aumentam esse risco. Você pode precisar parar de tomar certos medicamentos por um tempo antes da biópsia.
O médico dirá se você precisa fazer algo especial para se preparar. Em alguns casos, o médico pode prescrever um medicamento para ajudar você a relaxar durante o procedimento.
Antes do procedimento, você pode precisar:
- Fazer exames de sangue.
- Fazer exame de urina para verificar se há bactérias.
- Tomar um antibiótico.
Você também receberá informações sobre:
- Comer e beber antes do procedimento – Na maioria dos casos você precisará de jejum antes do procedimento. Isso significa não comer ou beber nada por 8h antes do procedimento. Água pura pode ser ingerida até 4h antes do procedimento, mas não mais do que 400mL.
Pergunte ao médico se tiver dúvidas ou se houver algo que você não entenda.
O que acontece durante a biópsia de próstata?
Isso depende de:
- Se você já fez uma biópsia de próstata antes
- O tipo de biópsia
- Quantas amostras de tecido o médico coleta
Quando for a hora do procedimento:
- Você receberá um acesso venoso, que é um tubo fino que vai para uma veia. Ele será usado para administrar soro e medicamentos.
- Você receberá medicamentos anestésicos. Isso é para garantir que você não sinta nada e fique confortável durante o procedimento.
- Os médicos e enfermeiros farão com que você se deite de lado com os joelhos e quadris dobrados. Eles monitorarão sua respiração, pressão arterial e frequência cardíaca durante o procedimento.
- O médico pode usar um exame de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética (RM),para tirar fotos da sua próstata. As imagens guiarão o médico durante a biópsia. Às vezes, o exame de imagem é feito antes do procedimento. Outras vezes, o médico faz o exame de imagem durante o procedimento.
- O médico coletará uma pequena quantidade de tecido da próstata. Isso pode ser feito de uma das 2 maneiras:
- Biópsia transretal – O médico insere uma pequena sonda de ultrassom no reto. Uma agulha passa pela sonda e remove pequenos pedaços de tecido.
- Biópsia transperineal – O médico insere a agulha através da pele entre o ânus e o escroto para coletar as amostras de tecido.
- O procedimento leva cerca de 15 minutos.
O que acontece após a biópsia de próstata?
Após o procedimento, a equipe o observará de perto à medida que a anestesia for passando. Na maioria das vezes, você pode ir para casa pouco tempo depois da biópsia.
Enquanto você se recupera:
- É comum ter uma pequena quantidade de sangue vermelho vivo vindo do reto. Você também pode ter uma pequena quantidade de sangue na urina ou no sêmen.
- Você receberá medicamentos para ajudar com a dor, se necessário. Você pode tomar medicamentos sem receita para aliviar a dor, como paracetamol (exemplo de nome comercial: Tylenol) ou dipirona (exemplo de nome comercial: Novalgina). O médico pode recomendar que você evite anti-inflamatórios, como ibuprofeno, cetoprofeno, nimesulida, aspirina, meloxicam e naproxeno, pois eles podem aumentar o risco de sangramento.
- Aplique uma bolsa de gel frio, bolsa de gelo ou saco de vegetais congelados no períneo a cada 1 ou 2 horas, por 15 minutos cada vez. Coloque uma toalha fina entre o gelo (ou outro objeto frio) e a pele. Algumas pessoas acham útil usar gelo nos primeiros 2 dias após a biópsia.
Você pode voltar às suas atividades normais após o procedimento, incluindo ter relações sexuais. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis se evitarem atividades como andar de bicicleta, motocicleta ou cavalo por cerca de uma semana.
Os resultados levam em torno de 7 dias para ficarem prontos, às vezes mais, às vezes menos. Agende uma consulta com seu urologista para avaliarem esses resultados juntos.
Quais são os riscos da biópsia de próstata?
Seu médico conversará com você sobre todos os possíveis riscos e responderá às suas perguntas. Os possíveis riscos incluem:
- Infecção
- Sangramento do reto ou sangue na urina ou sêmen
- Dor
- Dificuldade para urinar
Quando devo ligar para o médico?
Ligue para obter orientação se:
- Você tiver febre de 38°C ou mais, ou calafrios.
- Você não conseguir urinar e sua bexiga estiver cheia.
- Você tiver dor ou queimação ao urinar que dure mais de alguns dias.
- Você tiver grandes coágulos sanguíneos (do tamanho de uma moeda de 25 centavos ou maiores) na urina ou começar a ver mais sangue na urina.
- Sua urina estiver espessa ou turva, ou tiver um cheiro ruim.
- Você tiver mais sangramento pelo reto.
- Você tiver dor muito intensa no abdômen que não melhora com analgésicos.