Câncer de bexiga

Câncer de bexiga

Câncer de bexiga, por Dr. Daniel Freitas, urologista.

O que é câncer de bexiga?

O câncer de bexiga ocorre quando células normais na bexiga se transformam em células anormais e crescem descontroladamente.

Quais são os sintomas do câncer de bexiga?

Os sintomas do câncer de bexiga podem aparecer e desaparecer. Eles incluem por exemplo:

  • Sangue na urina – Isso faz com que sua urina pareça rosa ou vermelha.
  • Dor nas laterais das costas ou acima da área púbica
  • Problemas ao urinar – Estes incluem dor ao urinar, urinar com frequência ou perda de urina.

Esses sintomas também podem ser causados por condições que não são câncer de bexiga. Mas, se você tiver algum desses sintomas, deve ser avaliado por um médico ou enfermeiro.

Existe um teste para câncer de bexiga?

Sim. Os médicos podem usar diferentes tipos de exames para procurar câncer de bexiga. Esses incluem, por exemplo:

  • Exames de urina – Esses exames mostram que tipos de células estão presentes na urina.
  • Exames de imagem – Exames de imagem criam imagens do interior do corpo. Eles incluem tomografias (TC) e ressonâncias magnéticas (RM). Esses exames permitem que o médico examine todo o trato urinário (figura 1). Eles podem mostrar tumores ou outros crescimentos anormais.
  • Cistoscopia – Com esse procedimento, o médico examina diretamente o interior da bexiga e da uretra (o tubo que transporta a urina para fora do corpo). Para isso, é usado um instrumento chamado “cistoscópio.” Trata-se de um tubo fino e flexível com uma câmera na extremidade. A câmera envia imagens para uma tela. O cistoscópio é guiado suavemente através da uretra e até a bexiga. O médico também pode coletar uma amostra de tecido (chamada biópsia) para exame microscópico.

Como o câncer de bexiga é tratado?

O tratamento depende do estágio e do grau do câncer. Assim, o estadiamento do câncer é uma forma de os médicos determinarem até que ponto o câncer se espalhou. O grau do câncer é baseado em como o câncer se parece ao microscópio. Por isso, o tratamento também dependerá da sua idade e de quaisquer outros problemas médicos que você possa ter.

Nesse sentido, pessoas com câncer de bexiga frequentemente recebem um ou mais dos seguintes tratamentos:

Cirurgia para remover o câncer 

Com a cirurgia, o médico removerá o tumor. Em alguns casos, pode ser necessário remover parte ou toda a bexiga e outros órgãos próximos. Isso depende do tamanho do tumor e de quão longe ele se espalhou.

Caso remova-se sua bexiga, cria-se uma nova forma para a urina sair do corpo, utilizando diferentes métodos.

Medicamentos 

Estes podem incluir:

  • Medicamento administrado diretamente na bexiga – Geralmente, para pessoas com câncer de bexiga muito inicial que não se espalhou para o músculo da bexiga.
  • Quimioterapia – Este é o termo médico para medicamentos que matam células cancerígenas ou impedem seu crescimento. Se você precisar de cirurgia, geralmente receberá quimioterapia primeiro. Isso pode reduzir o câncer e facilitar sua remoção. Às vezes, a quimioterapia é administrada após a cirurgia. Se o câncer se espalhou além da bexiga, a quimioterapia pode melhorar seus sintomas e ajudar a prolongar sua vida.
  • Imunoterapia – Este é o termo que os médicos usam para medicamentos que trabalham com o sistema imunológico do corpo para impedir o crescimento do câncer. Administra-se a imunoterapia, às vezes, após a cirurgia. Se o câncer se espalhou além da bexiga, a imunoterapia pode melhorar seus sintomas e ajudar a prolongar sua vida.
  • Terapia alvo – Em alguns casos, seu médico pode usar “terapia alvo.” Esses medicamentos “alvo” visam características específicas do câncer.
  • Radioterapia – A radiação mata as células cancerígenas. A radioterapia pode ser uma opção para algumas pessoas em vez da cirurgia. Administra-se muitas vezes junto com a quimioterapia.

O que acontece após o tratamento?

Após o tratamento, por exemplo, você terá exames regulares para verificar se o câncer voltou. Pode ser necessário fazer mais exames, como exames de urina, cistoscopia e exames de imagem.

Informe seu médico ou enfermeiro se tiver algum dos sintomas mencionados acima. Ter esses sintomas pode significar que o câncer voltou.

O que acontece se o câncer voltar ou se espalhar?

Porém, se o câncer voltar ou se espalhar, você pode precisar de mais tratamento. Isso pode incluir mais cirurgia, medicamentos ou radioterapia.

O que mais devo fazer?

Siga todas as instruções do seu médico sobre visitas e exames. No entanto, é importante conversar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que você tenha durante o tratamento.

Escolhe-se o tipo de cirurgia ou medicamentos para o tratamento do câncer de bexiga, que envolve diversas opções.

No entanto, sempre informe seus médicos e enfermeiros sobre como você se sente em relação a um tratamento. Pergunte sempre que lhe oferecerem um tratamento:

  • Quais são os benefícios deste tratamento? Ele provavelmente me ajudará a viver mais tempo? Ele reduzirá ou prevenirá sintomas?
  • Quais são as desvantagens deste tratamento?
  • Existem outras opções além deste tratamento?
  • O que acontece se eu não fizer este tratamento?
Compartilhe este artigo
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram